Você sabia que dedicar 15 minutos por dia ao seu cachorro pode fazer toda a diferença na vida dele? A Modern Dog Magazine fez essa publicação super legal de como fazer isso:
Tem dois minutinhos?
Agrade de verdade seu cachorro. Em vez de apenas passar a mão mecanicamente pela cabeça dele enquanto assiste TV, dê total atenção para seu cão enquanto o agrada. Como as pessoas, os cachorros sabem quando têm nossa atenção. Sinta-se livre inclusive para contar como foi o seu dia – seu melhor amigo vai adorar e vocês dois vão se sentir bem melhor.
Tem três minutinhos?
Brinque de esconder e farejar. Esconda os petiscos preferidos do seu cão em lugares razoavelmente fáceis de encontrar. Então, enquanto ele fareja, vá guiando-o com incentivos “Bom menino”, “Está ficando quente”. Esse momento descontraído e a recompensa de encontrar o petisco deixarão seu amigo de rabinho abanando.
Tem dez minutos?
Faça uma massagem. Fortaleça o laço entre você e seu cão com massagens relaxantes. Comece com afagos lentos da cabeça ao rabo, e então passe para áreas específicas como atrás das orelhas, bochechas, embaixo do queixo, focinho e entre os olhos. Gentilmente esfregue três dedos em movimentos circulares do pescoço aos ombros; depois faça o mesmo do traseiro às coxas. Aperte algumas vezes gentilmente dos ombros às patinhas. Termine passando o dedão e o dedo indicador por cada lado da coluna até a base do rabo e complete o ciclo dando tapinhas de leve pelo corpo todo.
Fazendo massagens regularmente em seu cachorro, você irá se familiarizar com a anatomia dele e perceberá qualquer mudança que alerte para uma consulta veterinária. Você também poderá dizer se existe algum ponto dolorido ou sensível que precise de atenção. Lembre-se de ser sempre gentil e suave, deixe massagens mais profundas para os profissionais.